São Paulo, terça-feira, 5 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quercistas impõem condições para prévias

MÁRIO SIMAS FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os quercistas vão impor condições para que o PMDB realize eleições internas para definir o candidato à Presidência. Eles não acreditam que o partido organize as prévias até 8 de maio, data sugerida pelo Conselho Político do PMDB.
Os aliados de Orestes Quércia consideram as prévias uma tentativa de barrar a candidatura do ex-governador de São Paulo, mas sabem que eleitoralmente o discurso contra as prévias é antipático.
Amanhã, na reunião do Diretório Nacional, eles vão defender as prévias.
A estratégia montada pelos quercistas é exigir da Executiva Nacional garantias de que as prévias serão organizadas nos 5.400 municípios onde o partido está organizado, com condições de serem fiscalizadas. Se aprovadas, cerca de 250 mil peemedebistas estarão habilitados a votar.
Eles também querem que em 15 dias o partido entregue o cadastro com os nomes dos peemedebistas que poderão votar.
"Precisamos fazer campanha", disse José Machado de Campos Filho, ex-secretário da Fazenda no governo Quércia. "Hoje, o PMDB não tem esse cadastro", afirmou.
Os quercistas entendem que o ex-governador poderá vencer as prévias com facilidade, mas temem fraudes. "A desorganização poderá municiar os adversários externos", disse Machado.
Os quercistas também não acreditam que o senador José Sarney (PMDB-AP) esteja disposto a disputar a Presidência.
Eles entendem que o ex-presidente quer negociar o apoio à eventual candidatura de sua filha Roseana ao governo do Maranhão.

Texto Anterior: Sarney anuncia que vai enfrentar Quércia
Próximo Texto: Incra duvida do aumento de invasões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.