São Paulo, terça-feira, 5 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB baiano pretende abandonar FHC

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O PSDB da Bahia caminha mesmo para trocar a candidatura do tucano Fernando Henrique Cardoso pela do petista Luiz Inácio Lula da Silva. O motivo é a provável aliança do PSDB com com o PFL de Antônio Carlos Magalhães.
Se isso não bastasse, os peessedebistas baianos passaram a encarar ontem o apoio a Lula como um fato praticamente consumado. É que o PT prometeu abrir mão da disputa pelo governo da Bahia para se coligar com o PSDB local.
Com seis deputados federais, nove estaduais, um senador e 38 prefeituras, entre elas a de Salvador, o PSDB baiano ameaça abandonar FHC em bloco. Não há um único setor do partido que pretenda continuar apoiando o candidato tucano, caso seja fechado o acordo com o PFL.
"É uma questão de princípio e dignidade", diz o deputado Jutahy Magalhães Júnior, que disputa com o ex-governador Waldir Pires a indicação ao governo baiano. "Quando fundamos o partido aqui, o Fernando Henrique fez um seminário e defendeu alianças com PT e PPS", afirma.
"As coisas na política se modificam mas nem tanto", afirma Jutahy. Segundo o deputado, não só o PSDB baiano é contrário à aproximação com o PFL e ACM. "O nosso eleitor em geral sonhou que esse era um partido ético e diferenciado, que não queria fazer apenas acordos eleitorais".
O presidente do PSDB baiano, Fernando Schimidt, diz que a aliança com o PFL e ACM é "traumática" para o partido. "Não se pode mudar um discurso marcado por coerência só para ganhar eleição".
Schimidt era contrário ao apoio a Lula no primeiro turno. Mas passou a contar com essa possibilidade depois que o PT decidiu se coligar aos tucanos locais. "Se essa decisão prevalecer, facilita futuros entendimentos, caso o PSDB insista na aliança com o PFL", diz.

Texto Anterior: PSDB faz pesquisa sobre vice
Próximo Texto: FHC faz defesa dos servidores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.