São Paulo, terça-feira, 5 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quadro eleitoral da Fifa se resolve hoje

CLAUDINÊ GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE ZURIQUE

A eleição para a presidência da Fifa será realizada dias 15 e 16 de junho em Chicago, EUA, mas o quadro eleitoral deverá ser definido hoje, na sede da Fifa, em Zurique.
Embora contestado como nunca fora, João Havelange, 78, é candidato à reeleição para o quinto mandato de quatro anos.
Ele preside a Fifa desde 1974, quando sucedeu a Stanley Rous e, pela primeira vez, tem dois adversários não declarados: o presidente da Uefa, Lennart Johansson e o Secretário-geral da Fifa, Joseph Blatter.
Apesar da intensa atividade política dos últimos meses, a situação deverá ser definida na reunião de hoje, entre Havelange e os presidentes das cinco confederações continentais (Europa, Ásia, África, América do Sul e Américas Central e do Norte).
A imagem soberana de Havelange vem sendo desgastada por dois episódios recentes: a exclusão de Pelé do sorteio para as chaves da Fifa, em dezembro, em Las Vegas, sob a pressão de Havelange, e à falta de posicionamento da Fifa nos escândalos de corrupção no futebol brasileiro, na mesma época em que exigiu, por exemplo, a punição do Olympique de Marselha, na França.
Ambos incidentes são vistos como forma de preservar o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, genro de Havelange.
A Uefa definiu sua posição quarta-feira passada, em Barcelona, mas só vai comunicá-la na reunião de hoje.
A filosofia vigente na federação européia "voltada para o espetáculo e os negócios", é vista com reservas na Fifa, que se atribui uma visão "mais mundialista" do futebol.
Daí o fato de o suíço Joseph Blatter poder contar com o apoio de africanos e asiáticos, caso a eleição de Havelange venha a ser ameaçada.
Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de futebol, afirmou que "ninguém ditará à África a sua conduta". Hayatou acrescentou: "Só hoje saberemos se há um ou mais candidatos; só estou seguro que eu não me candidatarei".

Texto Anterior: Brasileiro deste ano deverá ter 4 grupos
Próximo Texto: Sul-americanos pedem futebol mais ofensivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.