São Paulo, terça-feira, 5 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Europa festeja 100 anos de Martha Graham

ANA FRANCISCA PONZIO
ENVIADA ESPECIAL A LYON (FRANÇA)

Martha Graham completaria cem anos no próximo dia 11 de maio. Ao morrer, em 1 de abril de 1991, Graham deixou um dos maiores patrimônios da arte deste século.
Autora de 181 coreografias e de uma técnica inovadora que se tornou sinônimo de dança moderna, Graham tem uma obra cuja expressão já foi comparada ao teatro kabuki e à pintura de Picasso.
Durante todo este ano, a Martha Graham Dance Company, fundada em 1926, está comemorando o centenário da coreógrafa com apresentações em várias cidades do mundo.
É provável que São Paulo seja incluída nesta turnê. Como sempre, a temporada brasileira depende de patrocínio. Se confirmadas, as apresentações do grupo de Graham serão um dos grandes acontecimentos culturais do segundo semestre.
Martha Graham Dance Company acaba de encerrar temporada na cidade francesa de Lyon, onde Ronald Protas, atual diretor artístico da companhia, falou com exclusividade à Folha (leia entrevista à pág. 5-4).
Foi a própria Graham que escolheu Protas como responsável pelo futuro de sua companhia. Seguindo instruções dela, Protas convidou Twyla Tharp para coreografar para o grupo.
Com Tharp, a Martha Graham Dance Company dança pela primeira vez uma obra não assinada por sua fundadora. O próximo colaborador será Bob Wilson, que Graham também admirava. "A inclusão de novos criadores não vai interferir na preservação do repertório de Graham, que continua vivo", diz Protas.
A coreografia de Tharp, "Demeter and Persephone", integra os dois diferentes programas preparados para comemorar os cem anos de Graham. Depois da França, o grupo deve apresentá-los na Itália.
Nos Estados Unidos, além de uma temporada em setembro na Brooklyn Academy of Music de Nova York, Martha Graham Dance Company se apresentará em mais de 20 cidades americanas.
Cada uma dessas temporadas inclui pelo menos sete coreografias criadas por Graham entre as décadas de 30 e 90. Ativa até os últimos dias de vida. Graham criou em 1990 mais uma jóia de seu repertório: "Maple Leaf Rag", dançada ao som de Scott Joplin.

Próximo Texto: Graham formou vários artistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.