São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido deve fazer 12 alianças regionais

DA REPORTAGEM LOCAL

Partido deve fazer12 alianças regionais
PT pode apoiar quatro tucanos
Luiz Inácio Lula da Silva, virtual candidato presidencial do PT, voltou de sua mais recente caravana pelo Nordeste com pelo menos três coligações encaminhadas para os pleitos estaduais.
O esforço aliancista do PT, no entanto, vai mais longe: já são 11 os Estados em que estão praticamente fechados acordos com partidos que não fazem parte da coligação que está sendo montada para apoiar a candidatura Lula à Presidência.
Em um 12º Estado, o Rio Grande do Sul, também se trabalha para uma coligação, mas tendo como cabeça de chapa o petista Olívio Dutra.
No Ceará, em longa conversa com o governador Ciro Gomes (PSDB), ficou praticamente definido o apoio de Lula à candidatura de Tasso Jereissati, do PSDB, ao governo local.
A disputa no Ceará é polarizada entre o PSDB e o PMDB, cujo candidato é o ex-prefeito de Fortaleza Juracy Magalhães.
No Piauí, o acordo também é com os "tucanos". Lula acertou com Wall Ferraz, principal liderança peessedebista no Estado, o apoio à candidatura do senador Chagas Rodrigues.
Já no Rio Grande do Norte, a idéia é formar uma grande frente de esquerda, para o que Lula obteve o compromisso de Wilma Faria (ex-PDT, atual PSB) de trocar a disputa do governo por uma vaga na Câmara. Sai também o pré-candidato do PT e busca-se um terceiro nome.
Em Rondônia, a frente em cogitação é de outra natureza: está sendo batizada de frente contra o narcotráfico, forte no Estado e influente na política. O senador Amir Lando (PMDB), relator da CPI do Collorgate, pode ser o candidato.
Em três Estados, o PT caminha para apoiar candidatos do PDT, a saber: Jaime Lerner (PR), Jackson Barreto (SE) e Dante de Oliveira (MT).
A febre aliancista do PT tem um objetivo de mais longo prazo: calcula-se que, com 12 ou mais governadores apoiando Lula, se ele for eleito presidente, a governabilidade fica menos complicada. (Clóvis Rossi)

Texto Anterior: Lula agora adota estilo 'soft'
Próximo Texto: Para Brizola, FHC deveria ser processado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.