São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula agora adota estilo 'soft'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Lula inaugurou ontem o estilo ternura. "Cada espinho que o Brizola me atacar eu vou devolver com um pétala de rosa", repetiu ele em todas as entrevistas.
Para explicar o adiamento da escolha do vice, Lula usou outra imagem: "A política é tão dinâmica quanto as nuvens no céu." Novato em citações, Lula atribuiu a frase a Tancredo Neves. O verdadeiro autor foi Magalhães Pinto.
Brizola foi o destinatário da maior parte das delicadezas de Lula. "Casamento é assim. Quantas vezes o noivo não quer, a noiva não quer, e acabam casando?", desconversou ele ao ser perguntado sobre os ataques de Brizola.
A linguagem ternura está tomando conta de todo o discurso dos partidos coligados em torno de Lula PT. O programa de Lula não vai tocar, por exemplo, na questão dos "explorados". Ele utiliza o termo "os excluídos".
O "nacionalismo" também mudou de nome na nova linguagem da esquerda. Agora se chama "questão nacional". Chegou a se cogitar a expressão "reconstrução nacional", depois abandonada.
A "questão democrática" completa o tripé do programa básico do PT. Para não ficar repetindo a necessidade de "redistribuir a renda", a campanha de Lula vai insistir que a democracia precisa ser uma "democracia econômica". (Elvis Cesar Bonassa)

Texto Anterior: PT privilegia PDT e tenta isolar Brizola
Próximo Texto: Partido deve fazer 12 alianças regionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.