São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Receita, 6 mil dos 36 mil mais ricos do país se dizem isentos de IR

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA FOLHA SUDESTE

O secretário da Receita Federal, Osiris Lopes Filho, divulgou ontem o resultado das investigações feitas pelo grupo de inteligência da Receita sobre as 36 mil pessoas mais ricas do país.
"No exercício de 1993, 6.000 se declararam isentos; 4.800 não apresentaram declaração e 108 apresentaram um crescimento de seus bens a descoberto de mais de US$ 1 milhão", disse ele.
Depois de garantir que a Receita irá atrás dos sonegadores, Osiris disse que foram identificadas 89 empresas depositárias infiéis (que recolhem impostos federais mas não repassam o dinheiro ao Tesouro), o que representa cerca de 160 pessoas –dirige
ntes destas empresas– que podem ser presas.
A Procuradoria Geral da Fazenda, segundo Osiris, já recebeu 3.000 representações penais por crime tributário. Ele disse que agora cabe à Procuradoria Geral da Fazenda encaminhar os casos.
Campinas
A Justiça Federal de Campinas ameaça prender três empresários. Eles são acusados de receber e não repassar IPI e IR ao governo.
Pelo despacho assinado anteontem pelo juiz da 1.ª Vara Federal, Nelson Bernardo de Souza, a Ferramentas Hawera S/A (Campinas) tem dez dias para pagar o que deve ao governo. Caso não pague, os responsáveis pela empresa podem ter prisão decretada.
O advogado da Ferramentas Hawera S/A, Carlos Alberto Doneti, disse que vai entrar hoje com um recurso pedindo a suspensão da ação. As outras empresas (Hollingsworth do Brasil, de Campinas, e a Espumatex, de Nova Odessa) esperam a decisão da juíza Leide Polo Cardoso Trivelato, da 2.ª Vara.

Texto Anterior: Osiris e Cintra debatem IUT
Próximo Texto: Ricupero enfrenta pressão de gastos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.