São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogo foi criado há um século

DA SUCURSAL DO RIO

Criado há um século pelo Barão de Drummond, para aumentar o movimento do Jardim Zoológico do Rio, o jogo do bicho tornou-se a mais popular das loterias.
Drummond distribuía cartões com as figuras de bichos para os visitantes do zoológico. No fim do dia, era sorteado um bicho e o portador do cartão ganhava prêmios.
Hoje, três vezes por dia, são realizadas extrações de cinco milhares. Além dos cinco primeiros prêmios, há duas centenas e uma dezena, frutos da multiplicação dos cinco milhares em critérios complexos, mas definidos.
São 25 bichos, do avestruz à vaca (25º). A cada bicho, corresponde um grupo de quatro dezenas. 01,02,03 e 04, por exemplo, formam o grupo do avestruz.
O apostador escolhe um grupo, um milhar, uma centena ou uma dezena. O milhar 5692, por exemplo, é do grupo do urso. Sabe-se disso dividindo 92 por quatro: 23 pertence ao grupo do urso.
Se o milhar aparecer inteiro no primeiro prêmio, para cada cruzeiro jogado, o apostador ganha CR 4.000,00. Se a aposta for na centena ou na dezena, os prêmios são, respectivamente, CR$ 600,00 e CR$ 60,00 por cruzeiro.

Texto Anterior: A CRONOLOGIA DO ESCÂNDALO
Próximo Texto: Três disputam controle da cúpula do jogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.