São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xuxa descarta SBT e renova com Globo

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

Acabou a novela. Xuxa Meneghel descartou os assédios do SBT e renovou contrato com a Globo anteontem à noite. Ficará na emissora por mais dois anos.
A "rainha dos baixinhos", que está fora do ar há seis meses, retorna à cena com um infantil semanal. A Globo pretende exibi-lo todos os sábados, das 8h às 12h30.
O programa, ainda sem nome, irá estrear antes da Copa, provavelmente em junho. O público-alvo são crianças entre 5 e 12 anos.
O formato lembrará o do extinto "Xou da Xuxa", que a emissora lançou em junho de 86: "baixinhos" no palco e na platéia, paquitas, jogos, musicais e desenhos.
O programa terá como principal atração gincanas com crianças entre 8 e 12 anos. Os vencedores levarão quantias em dinheiro. A Globo ainda não definiu o valor dos prêmios.
No fim de cada gincana, os ganhadores cederão entre 5% e 25% dos prêmios para instituições filantrópicas. Uma roleta, que os próprios competidores irão girar, definirá a porcentagem da doação.
"Não gostamos de premiar crianças com dinheiro. Neste caso, porém, o dinheiro tem uma função didática. Queremos transmitir noções de solidariedade para os 'baixinhos'. Ensinar-lhes o quanto é bom doar, dividir as coisas, principalmente em um país pobre como o Brasil", diz Marlene Mattos, empresária de Xuxa.
O programa promoverá, ainda, um "tribunal infantil", em que um júri mirim opinará sobre problemas típicos das crianças.
Com a volta de Xuxa, a Globo retoma a fórmula que sepultou em fevereiro de 93, quando substituiu o "Xou" pelo "TV ColOsso".
Na ocasião, a cúpula da emissora argumentou que os programas infantis de auditório já não atraíam grandes audiências.
Pouco depois, em maio de 93, a Globo transferiu Xuxa para as tardes de domingo. Deu-lhe um programa de 60 minutos, que tinha como meta seduzir "toda a família": crianças, jovens e adultos.
Não funcionou. A apresentadora saiu do ar em outubro, sem conseguir ampliar a faixa etária do público que costuma sintonizá-la.

Texto Anterior: Paulo Lopes em "Debate Que Eu Gosto!"
Próximo Texto: Apresentadora reestréia nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.