São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacote da Novell tem muitos recursos

DA REDAÇÃO

Teste feito para Informática pela equipe da USP de São Carlos mostra excelente desempenho do programa para interligação de micros "Personal Netware" em conjunto com o software "Novell DOS 7", ambos da Novell.
O programa oferece muitos recursos pelo seu preço. Um deles é o subsistema gerenciador de tarefas. Ele permite a criação de vários interpretadores de comandos, com operação simultânea.
Entre seus defeitos está a sensível perda de performance que sua instalação provoca no micro, causada pelo aumento das tarefas de gerenciamento exigido pelo sistema. Outro problema é a inexistência de manuais em português.
A instalação do sistema exige conhecimentos básicos de configuração e instalação de redes. São necessários 15 Mbytes de espaço livre no disco rígido para a operação dos dois programas.
Durante a instalação do "Personal NetWare", o usuário conta com a ajuda de programa de auxílio acionado pelo teclado.
As informações são apresentadas em forma de hipertexto, que permite navegar pelo sistema.
A versão "DOS 7" elimina os problemas com os drivers de rede da Novell encontrados por usuários da versão "MS-DOS 6.0" ao tentar usar o compactador de arquivos (programa para diminuir o espaço ocupado no disco rígido).
Essa versão utiliza o "Stacker" para compactação de arquivos. A conversão das compactações efetuadas pelo "DoubleSpace" ou pelo "SuperStor" pode ser feita de forma automática.
O sistema "Personal Netware" permite que cada estação da rede opere tanto como cliente quanto como servidor, compartilhando recursos de discos, impressoras, CD-ROM e outros.
EQUIPERegina Helena Carlucci Santana é mestre em ciências da computação pela Universidade de São Paulo (Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos) e PhD em eletrônica/computação pela Universidade de Southampton (Inglaterra). Atualmente desenvolve pesquisas na área de sistemas distribuídos e programação concorrente.
Marcos José Santana é mestre em ciências da computação pela Universidade de São Paulo (Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos) e PhD em eletrônica/computação pela Universidade de Southampton (Inglaterra). Atualmente desenvolve pesquisas na área de sistemas distribuídos e programação concorrente.
Nivaldi Calônego Jr., mestre em ciências da computação e matemática computacional pela Universidade de São Paulo (Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos), é doutorando em computação pela Universidade de São Paulo (Instituto de Física e Química de São Carlos). Atualmente desenvolve pesquisas na área de sistemas distribuídos e programação concorrente.
Luciano Cesário é técnico especializado em informática do laboratório didático científico de computação. Trabalha na área de apoio ao usuário e gerenciamento de redes locais.

Texto Anterior: GLOSSÁRIO
Próximo Texto: Compactação de dados é destaque do sistema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.