São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compactação de dados é destaque do sistema

LUCIANO CESÁRIO; NIVALDI CALÔNEGO JR.; REGINA HELENA C.SANTANA; MARCOS JOSÉ SANTANA
ESPECIAL PARA A FOLHA*

O pacote "Novell DOS 7" testado inclui um cartão informativo que indica as ações a tomar no procedimento de instalação. O sistema é composto por sete disquetes e três manuais, que correspondem aos serviços de suporte técnico, software de rede para compartilhamento de arquivos, impressoras e outros ("Personal NetWare") e o DOS avançado para uso em redes de computadores ("Novell DOS 7").
Os usuários que tentaram utilizar o compactador de arquivos integrado à versão "MS-DOS 6.0" (DBLSPACE) tiveram problemas com os drivers de rede da Novell. A versão "DOS 7" da Novell elimina tais problemas e oferece algumas facilidades muito desejadas que flexibilizam e tornam mais atraentes os sistemas computacionais para PCs.
O "Novell DOS 7" tem subsistema gerenciador de tarefas ("Task Manager") que permite a criação de vários interpretadores de comandos operando concorrentemente.
Os usuários que pretendem instalar a nova versão desse sistema devem ler o arquivo "readme", que contém informações importantes que não constam do manual.
A instalação exige que o usuário tenha conhecimentos básicos relativos à configuração e instalação de redes. Os manuais (em inglês) trazem as informações necessárias para a instalação do sistema.
O subprograma de controle de teclado (driver de teclado - "KEYB.COM") da versão "Novell DOS 7" não reconhece o padrão de teclado ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O sistema funciona adequadamente quando se instala o driver "KEYB.COM" da versão "MS-DOS 6.0" ou 5.0. Entretanto, o gerenciador de tarefas não opera a contento com um driver diferente do original para o "Novell DOS 7".
O subsistema de gerenciamento de memória é bastante flexível e reconhece a parte alta, estendida e expandida da memória RAM. Pode ser especificada a utilização dos "devices" HIMEM e EMM386 (incluindo emulação do LIM 4.0, segundo o manual).
O subsistema de gerenciamento de memória permite que parte da RAM de vídeo (quando não se faz uso da alta resolução) possa ser utilizada por aplicativos.
Sistemas computacionais baseados em redes locais normalmente são configurados utilizando o paradigma servidor/cliente, no qual uma ou mais máquinas de uma rede fornecem serviços (servidores) para as demais estações (clientes). Em tais sistemas não é possível compartilhar arquivos que estejam fora do servidor.
O sistema "Personal NetWare" pode efetuar a conexão ponto a ponto, o que significa que cada estação da rede pode operar tanto como cliente quanto como servidor, compartilhando recursos de discos, impressoras, CD-ROM e outros.
O sistema "Personal NetWare" permite a utilização de diferentes protocolos. No teste, utilizou-se o pacote "winqvt" para abrir uma sessão de trabalho no servidor da rede de pesquisa (que utiliza o protocolo TCP/IP), a qual é conectada à rede de ensino através de roteador "Novell 3.11".
O manual informa que o "Novell DOS 7" é compatível com as versões "Novell NetWare" 2.x até 4.x e reconhece todos os servidores.

* Colaborou LUCIANO CESÁRIO, especial para a Folha

Texto Anterior: Pacote da Novell tem muitos recursos
Próximo Texto: USP usa rede para ensino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.