São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda é invadida no Paraná

DA REPORTAGEM LOCAL E DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Cerca de 2.300 famílias invadiram há dez dias uma fazenda na cidade de Paranapuema, no Paraná, perto da divisa com o Estado de São Paulo, segundo o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Desde o começo da invasão, os sem-terra já araram cerca de 40 alqueires de terra. Na próxima semana, pretendem começar o plantio na fazenda, considerada por eles como sendo improdutiva.
Segundo a coordenação do MST, vários prefeitos de cidades próximas a Paranapuema estão dando apoio à invasão.
Em Pernambuco, o MST está organizando para este semestre uma invasão de mil famílias em uma fazenda na zona da mata. O anúncio foi feito ontem em Recife pelo secretário regional da entidade, Carlos Augusto da Silva.
Silva não quis revelar qual a propriedade a ser invadida. Afirmou apenas que a área tem pelo menos 3.000 hectares (30 milhões de metros quadrados, equivalente a 3.125 campos de futebol oficiais).
Disse que, como parte da organização, o MST tem procurado o apoio de igrejas e sindicatos rurais e urbanos. Para transportar os colonos das regiões mais distantes, afirmou, caminhões e ônibus deverão ser alugados.
A invasão, segundo o secretário, faz parte de uma mobilização nacional em favor da agilização do processo de reforma agrária.

Texto Anterior: Ministro teme reflexo eleitoral das invasões
Próximo Texto: MST não tem projeto econômico para reforma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.