São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisão do Supremo quase foi revertida em 92

DE WASHINGTON

Em 1992, por cinco votos a quatro, a Suprema Corte confirmou o parecer de Harry Blackmun no caso "Roe vs Wade" (1973), segundo o qual a mulher tem o direito constitucional de abortar.
A decisão de 1973 foi tomada por sete votos a dois. Em 1992, ela quase foi revertida. Agora, é difícil que a jurisprudência caia.
Um dos dois dissidentes em "Roe vs Wade", o juiz Byron White, foi substituído em 1993 por Ruth Ginsburg, pró-direito do aborto.
O presidente Clinton disse que um dos critérios de escolha do sucessor de Blackmun será sua posição favorável a "Roe vs Wade".
Os EUA são o país em que o direito de se praticar aborto tem reconhecimento legal mais explícito.
Os EUA têm cerca de 1,6 milhão de abortos por ano. Isso dá 24 abortos para cada mil mulheres entre 15 e 44 anos, mais do que qualquer outro país industrializado.
O perfil típico da mulher que aborta é: menos de 24 anos, solteira, sem filhos, branca. Cerca de 88% dos abortos são feitos nas 12 primeiras semanas de gravidez.

Texto Anterior: Renuncia juiz que legalizou aborto nos EUA
Próximo Texto: Mandato foi polêmico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.