São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santo Domingo e St. Thomas são dois Caribes

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
DO ENVIADO ESPECIAL AO CARIBE

St. Thomas (Ilhas Virgens Norte-Americanas) e Santo Domingo (República Dominicana) são dois Caribes distintos. De um lado, a coloração de balneário norte-americano, organizado e bem-equipado. De outro, as marcas históricas da descoberta e da conquista espanhola, a riqueza dos monumentos, a informalidade da população e as cores fortes de sua cultura.
St. Thomas pode parecer uma filial em miniatura da Califórnia: carros modernos, tons cítricos, jovens americanos saudáveis jogando vôlei na praia. Não deixa de ser –mas tem outros encantos. Entre eles, uma vista deslumbrante do Paradise Point (o famoso "passeio obrigatório"), um submarino para percorrer corais e um magnífico aquário natural, o Coral World, com uma visão de 360 graus para uma enorme variedade de peixes –que inclui, é claro, os tubarões.
Santo Domingo, que é o ponto de parada do FiestaMarina na República Dominicana, é uma cidade especial –a mais antiga das Américas. Seu centro histórico merece uma visita cuidadosa. As construções estão bem-preservadas e permitem uma visão não muito comum da presença espanhola.
Com ares simpáticos de Banana Republic, a cidade é também sede de um faraônico e modernoso monumento a Colombo –que, apesar do orgulho que parece despertar no país, não chega a ter uma ponta do fascínio do Mercado Modelo local, que lembra o de Salvador e é uma diversão para a visão e o olfato.
O pouco tempo de permanência do navio nos portos de seu roteiro (nunca mais de 12 horas) provoca sempre uma sensação de perda, a intuição de que muito mais mereceria ser conhecido. Na República Dominicana, essa sensação é especialmente acentuada. (Marcos Augusto Gonçalves)

Texto Anterior: Sétima arte já navegou pelos sete mares
Próximo Texto: Porto Rico foge do mau-caratismo das telas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.