São Paulo, sexta-feira, 8 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FBI vai investigar a privacidade dos jornalistas da Copa do Mundo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Todos os jornalistas que participarão a cobertura da Copa do Mundo nos Estados Unidos terão de firmar um documento autorizando o FBI (Federal Bureau of Investigation) a investigar sua vida privada. A justificativa para a investigação é a preservação da "segurança pessoal" dos jornalistas.
"Com o objeto de tramitar sua solicitação de credenciamento como Meio de Comunicação, todos os solicitantes devem firmar e anotar a data da renúncia de privacidade para fins de segurança. Qualquer um que solicite o credenciamento na Copa do Mundo EUA/94 para ser membro da família da Copa Mundial, necessita completar esta renúncia", disse textualmente um comunicado emitido em Los Angeles, Califórnia (oeste dos EUA) pelo Comitê Organizador da 15ª Copa do Mundo, competição da Fifa (Federação Internacional de Futebol Association).
O comunicado indica que a renúncia firmada pelo jornalista deve ser enviada ao Departamento de Credenciamento até o próximo dia 30. Cada Estado que seja sede de algum grupo do Mundial emite um comunicado similar, segundo informou o Comitê de Los Angeles.
O texto do comunicado que deve ser assinado pelos jornalistas é o seguinte: "Solicito/autorizo pela presente o Federal Bureau of Investigation (FBI), a todas as agências da lei estatal e local, de acordo com a(s) lei(s) aplicável(is), que levem os antecedentes penais e informes de investigação criminal que estão relacionados comigo, à Copa do Mundo EUA/94, Inc., e/ou a seus agentes, para estabelecer segurança e elegibilidade para o credenciamento".

Texto Anterior: Havelange quer Copa com 32 times
Próximo Texto: Gascoigne vai ser operado em Londres; Patinadora não será recebida por Clinton; Mary Joe Fernandez sai do Amélia Island; Favoritos avançam no Aberto do Japão; Durán duvida da luta contra Pazienza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.