São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proposta de moratória é derrotada no encontro do PT em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

A esquerda do PT foi derrotada ontem em São Paulo na votação para a aprovação da moratória da dívida externa. Venceu a proposta defendida pela corrente "Articulação", de centro –da qual faz parte Luiz Inácio Lula da Silva.
A derrota foi um indicador de que o centro petista poderá retomar o controle do PT. A esquerda –liderada pelas correntes "Hora da Verdade" e "Na Luta PT"– vinha ganhando todas as últimas votações importantes no partido.
A proposta da "Articulação", que faz parte do programa original de governo de Lula, determina que a dívida passará por auditoria e renegociação com os credores, com moratória só em último caso.
A derrota da esquerda ocorreu no 10º Encontro do PT paulista. Dessa reunião, saem os delegados e as propostas de governo para serem votadas na convenção que homologará a candidatura de Lula.
"O centro do PT retoma o controle do partido", diz Paulo Frateschi, secretário-geral do PT paulista. Para ele, a previsão é de que se repita na Convenção Nacional a mesma tendência de São Paulo. O PT paulista tem cerca de 25% dos 500 convencionais do partido.
A proposta de moratória já havia sido aprovada na Convenção Municipal do PT paulistano, controlada pela esquerda. Na votação de ontem, o deputado Aloizio Mercadante defendeu a proposta original sobre a dívida.
O encontro também homologou a candidatura do deputado José Dirceu para o governo de São Paulo. A ex-prefeita paulistana Luiza Erundina foi indicada para disputar o Senado.(Emanuel Neri)

Texto Anterior: PNBE coordena ação política das empresas
Próximo Texto: Partido faz aliança em SE e lança Dutra no RS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.