São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

CONHEÇA QUEM ESTÁ LEVANDO SEU FILHO PARA A ESCOLA

Procedimentos que os pais devem adotar
1. Só contrate motoristas indicados por pessoas de confiança.
2. Faça identificação completa do transportador: nome, endereço, veículo etc.
3. Exija do motorista os seguintes documentos: carteira de habilitação classe D, certificado de curso do Detran (credencial), termo de vistoria do veículo pelo Detran e certificado de registro municipal.
4. Se o motorista não tiver esses documentos, não o contrate. Ele é um transportador clandestino.
5. Verifique se o carro tem cintos de segurança para até 15 passageiros, faixa amarela com a inscrição "ESCOLAR", tacógrafo, extintor de incêndio e grade que divide o motor do compartimento de passageiros.
6. Faça contrato por escrito, com descrição das regras de reajuste das mensalidades, horários etc.
7. Cuidado com os motoristas que oferecem preços muito inferiores ao mercado (a média é de 60 URVs/mês). Pode ser um motorista não credenciado.
8. Só peruas Kombis, ônibus, microônibus e similares podem transportar estudantes. Transportadores que usam Fuscas, por exemplo, são clandestinos.
9. Exija que o motorista recolha seu filho na porta de casa e o deixe no portão da escola. Observe se ele se veste adequadamente (não pode usar camisetas, chinelo e bermudas).
10. Converse com o seu filho. Tente descobrir se o motorista cumpre as suas exigências. É importante que o profissional se viste adequadamente, não fale palavrões, seja asseado e que não assuste ou agrida os estudantes.

Fontes: Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), Secretaria Municipal de Transportes e Sindicato dos Transportadores Escolares do Estado

Próximo Texto: AS REGRAS DO TRANSPORTE ESCOLAR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.