São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria da Saúde homenageia médica; O NÚMERO; A FRASE; Portadores sadios reciclam o cólera; Fossa é alternativa em área sem saneamento; Rotary faz campanha para Banco de Olhos

JULIO ABRAMCZYK

Secretaria da Saúde homenageia médica
Em homenagem à médica Ilze W. Hutzler (foto), morta há 18 meses, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo dará seu nome à Unidade Básica de Saúde de Vila Nova Cachoeirinha (rua Aída Gomes, 98). A solenidade acontece no próximo dia 13, às 11h30. Ilza destacou-se no meio médico por sua contribuição na área da prevenção do câncer genital feminino.

O NÚMERO
23...
por cento dos partos nos Estados Unidos são cesarianas. No Estado de São Paulo, a média é de 48%. A OMS considera tolerável o índice de 15%, assinala a revista "Consultório Médico".

A FRASE
"A OMS acredita que as doenças provocadas por alimentos contaminados talvez sejam o problema de saúde mais comum atualmente no mundo".
(De Fritz Kaferstein, do setor de segurança alimentar da Organização Mundial da Saúde).

Portadores sadios reciclam o cólera
Em tempos de cólera, todos os cuidados são necessários. Como boa parte dos casos são benignos, os doentes podem ser assintomáticos ou mesmo apresentar uma diarréia moderada. Possivelmente seriam estes doentes (portadores sadios) que poderiam reciclar a doença na área onde moram. A infecção, transmitida principalmente pela contaminação fecal da água de beber, pode ser transmitida também por produtos alimentares preparados por pessoas aparentemente sadias, mas infectadas pelo vibrião do cólera.

Fossa é alternativa em área sem saneamento
Para as áreas de risco em relação à doença, a OMS recomenda a preparação de alimentos só com água fervida, higiene pessoal e construção de fossas para dejetos humanos nas áreas sem saneamento básico.

Rotary faz campanha para Banco de Olhos
O Rotary Club de São Paulo realizará nos próximos dois dias uma campanha de combate à hipertensão e para doação de olhos ao Banco de Olhos de São Paulo. Amanhã e quarta-feira, das 10h às 16h, na Praça da Liberdade, Centro, estarão à disposição da população equipes médicas para tomar a pressão, gratuitamente, prestar esclarecimentos sobre cuidados com a pressão alta e falar sobre a importância da doação de olhos para os transplantes, que ajudam a recuperar a visão.

Texto Anterior: WALTER CENEVIVA
Próximo Texto: Cirurgia é a última 'arma' para corrigir defeito facial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.