São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupos controlam concorrentes

DA REPORTAGEM LOCAL

Os dois grupos que disputam a Lacta controlam concorrentes da empresa no Brasil, o que é proibido pela lei que rege as sociedades anônimas.
A Endipa é dona da Visconti (panetones, ovos de páscoa e confeitos) e a Philip Morris, da Kibon (sorvetes). A Kibon, por sua vez, é dona da Q-Refresco, fabricante de refresco em pó, confeitos e chocolates.
A Lacta fabrica chocolates do mesmo modo que a Q-Refresco, ovos de páscoa assim como a Visconti, e confeitos semelhantes aos das duas.
Adhemar de Barros Neto, vice-presidente do Conselho de Administração da Lacta, diz que os ovos de páscoa da Visconti são complementares à linha tradicional da Lacta.
A Philip Morris alega que a participação da Kibon no mercado de chocolates, através da Q-refresco, é insignificante.
A Folha apurou que a Philip Morris está negociando a venda da Kibon para a Gessey Lever. As duas empresas negam.
No final de 1993, o grupo Unilever comprou, junto à Philip Morris, o controle da Kibon norte-americana. No Brasil, a Kibon adquiriu o controle acionário da Q-Refresco, antes dividido com um sócio brasileiro.
Em todo o mundo a Gessy Lever tem priorizado a aquisição de empresas de sorvete.
Já a Philip Morris amplia sua participação mundial no mercado de café industrializado, laticínios e chocolates. Em 1990 ela comprou a suíça Jacobs Suchard, maior fabricante de chocolates do mundo, herdando a participação na Lacta.

Texto Anterior: Justiça decide controle da Lacta em maio
Próximo Texto: Commodities continuam melhor opção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.