São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Commodities continuam melhor opção

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

Os fundos de commodities são recomendados pelos especialistas como a melhor opção de investimento para o momento.
Eles têm a vantagem de permitir ao investidor retiradas a qualquer momento, passado um período inicial de 30 dias.
Juscelino Florido, administrador de carteiras do Banco Real de Investimento, diz que os fundos de commodities deverão ter em 11 de maio nas aplicações realizadas hoje uma rentabilidade líquida (após impostos) de 49,64%, bastante semelhante ao que deve ser proporcionada pelas cadernetas de poupança (49,62%).
A vantagem dos fundos de commodities é a possibilidade de sacar tudo ou uma parte do dinheiro a qualquer momento e com rendimento diário.
O valor mínimo para aplicação nos fundos de commodities e nas cadernetas de poupança varia entre instituições financeiras e mesmo entre agências do mesmo banco, dependendo do poder aquisitivo da região em que está localizada.
No caso do Banco Real, o valor mínimo referencial para aplicações no fundo de commodities é de CR$ 60 mil.
Os fundos de commodities aplicam o dinheiro do investidor em títulos públicos e privados. Precisam realizar também operações com papéis ligados aos mercados agrícolas, pecuários e agroindustriais, por isso são chamados fundos de commodities.
Os analistas não recomendam aos investidores a aplicação direta nos Certificados de Depósito Bancário (CDBs), por causa da insegurança quanto ao comportamento da inflação e dos juros.
Os fundos adquirem diariamente CDBs para suas carteiras, permitindo o melhor acompanhamento das taxas de juros.
Francisco Lafayette, administrador de carteiras do Banco Banorte, observa que os fundos de commodities e os fundos de renda fixa DI –que aplicam no mercado futuro de Depósito Interfinanceiro– conseguem proteger melhor o dinheiro do investidor das variações nas taxas de juros do que a aplicação direta em CDBs.
Para Antonio Carlos Mendes Barbosa, diretor do Banco Patente, os mercados de renda variável, como o de ações, estão ao sabor das notícias sobre a tendência internacional dos juros e do momento econômico e político do Brasil.
O mercado acionário deve ficar mais especulativo nesta semana. Na próxima quarta-feira há o vencimento do mercado futuro do índice Bovespa (da Bolsa de Valores de São Paulo) na Bolsa de Mercadorias & Futuros.
No mercado futuro existe uma disputa entre investidores que ganham com a alta e outros que lucram se houver a baixa nas cotações.
No próximo dia 18 vai haver novo momento importante para o mercado acionário com o vencimento do segmento de opções na Bolsa paulista. Os volumes de negócios nas Bolsas costumam aumentar nas ocasiões de vencimentos dos mercados futuros e de opções.

Texto Anterior: Grupos controlam concorrentes
Próximo Texto: URV entra no crédito hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.