São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milton diz que não sabe definir sua música

AMAURY RIBEIRO JÚNIOR
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TIMÓTEO

O cantor e compositor Milton Nascimento afirmou que ser chamado de intérprete de world music é o rótulo menos ruim que já recebeu. "Sou um artista sem rótulos, porque nem eu mesmo sei definir a minha música", disse Milton na metalúrgica Acesita, localizada na cidade de Timóteo, em Minas Gerais.
Sob um calor de 50 graus e tendo como cenário o aço incandescente, o cantor gravou nesta siderúrgica sequências de um vídeo clip para o seu último disco "Angelus". Milton está se preparando para um turnê pelos EUA e Europa. Ele concedeu esta entrevista antes de fazer a gravação.
Folha - Por que você escolheu a Acesita para gravar o clip?
Milton - Conheci a empresa tempos atrás quando retornava de show pelo interior. A música "Clube da Esquina 2" fala da evolução do homem. E o processo de produção do aço passa a idéia de algo moldável.
Folha - O que você acha de ser rotulado pela crítica de intérprete de world music?
Milton - Sou artista sem rótulos, porque nem eu mesmo sei definir a minha arte. Mas o rótulo da "world music" é o menos ruim que já recebi.
Folha - O pagode a música sertaneja são modismos?
Milton - Isso é preconceito. A música sertaneja está aí há 20 anos e conseguiu seu espaço para ficar.
Folha - O clip "Clube da Esquina 2" começou a ser gravado na sede da MPR, empresa acusada pelos ambientalistas de destruir a Serra do Curral, uma das áreas ecológicas mais desvatadas de Belo Horizonte. Isto não é contraditório com o fato de você levantar a bandeira da ecologia?
Milton - Acho que não. A gente tem que mostrar o que é bom e o que é ruim.
Folha - Na eleição passada, você foi criticado por apoiar a candidatura do governador Hélio Garcia. Como você reage a essas críticas?
Milton - Se eu fosse ligar para as críticas, não teria continuado a minha carreira.

Texto Anterior: Festival do MIS discute vídeo e artes plásticas
Próximo Texto: Chico grava versão ao vivo de 'Paratodos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.