São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
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Históricos do reggae chegam em coletâneas

SÉRGIO MARTINS
FREE-LANCER PARA FOLHA

No mundo do reggae houve um tempo em que cultivar dreadlocks, fumar maconha e acreditar na divindade do imperador da Etiópia eram o maior barato.
Dois grandes registros dessa época estão sendo importados pela PolyGram para livre consumo no Brasil: os CDs duplos "Liberation" - The Island Years", do trio vocal Black Uhuru, e "Reggae Ambassadors", do Third World.
Recheada de fotos e informações sobre o grupo, "Liberation" abrange o período em que o Black Uhuru, formado na segunda metade da década de 70, encontrou sua melhor formação, com Michael Rose nos vocais principais ao lado de Derrick Simpson e Puma Jones.
Logo depois se juntaram ao trio os músicos-produtores Sly Dunbar (bateria) e Robbie Shakespeare (baixo) e assim foi formado o grupo mais poderoso do reggae.
O som do Black Uhuru não é recomendável para "reggae parties". Os grooves produzidos por Sly and Robbie são hipnóticos, caindo sob medida para os vocais sofridos do trio. As letras vão na famosa filosofia rastafari, como a canção "What is Life".
"Liberation" ainda traz faixas "difíceis": produções dub (reggae feito a partir de grooves e repetições) de Sly and Robbie e músicas ao vivo. O destaque é "Happiness", em uma versão gravada num show realizado numa prisão do Canadá, em 82.
Depois disso, só veio tristeza. Michael Rose saiu para uma pífia carreira solo e Puma Jones acabou morrendo de câncer. Restou a Duckie Simpson reunir outros dois ex-vocalistas do grupo e, já sem Sly and Robbie (que começaram e produzir outros artistas) soltar discos que nem de longe lembram como o Black Uhuru já deu as cartas no mundo de Jah.
Melhor sorte teve o Third World. Formado em 73 por quatro excelentes músicos e um vocalista nitidamente inspirado em soul music, o grupo também ensaiou umas pregações rasteiras a Jah, mas temperadas com som dançante.
A primeira fase do Third World, que teve poucas mudanças em sua formação, compreendeu covers de clássicos do reggae, como "Sotta Amasa Gana", do veterano trio vocal Abyssinians.
A partir de 78, o Third World incorporou ao seu reggae outro ritmos. Dessa mistura saiu uma outra regravação ("Now That We've Found Love", originalmente gravada pelos O'Jays) e a festiva "Cool Meditation".
As apresentações do grupo eram vigorosas, com destaque para a forte percussão e os ritmos do guitarrista Cat Coore, em "Jah Glory" e "African Woman".
Em 82, o grupo se associou a Stevie Wonder e virou uma espécie de "Earth Wind and Fire de trancinhas". Um exemplo é a faixa "Commited", do último disco da banda.
Curiosamente, a última música deste "Reggae Ambassador" é um ska. "Give The People What They Need". Seria o prenúncio de mais uma mudança no estilo do Third World?

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