São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura cria mascote para público mirim

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

Os programas infantis da Cultura ganham uma mascote na próxima segunda-feira. É a garotinha Rita, personagem de animação que a emissora colocará em cena seis vezes por dia.
A pequena heroína irá protagonizar desenhos curtos, de apenas meio minuto, que entrarão no ar imediatamente antes ou logo depois de um programa infantil.
O objetivo da Cultura é simples: transformar Rita em ponto de referência para o público mirim. Sempre que a personagem surgir no vídeo, raciocina a emissora, as crianças concluirão que um programa infantil está começando ou acabando.
Função semelhante tem o "plim plim" da Globo. Mal depara com a vinheta, o telespectador sabe que há um filme ou seriado no ar.
Mafalda
Os desenhos de Rita irão abrir três programas: "Rá-Tim-Bum" (10h), "Frutas & Cia." (15h30) e "A Pedra do Sonho" (18h30).
A personagem também aparecerá no fim de "Mundo da Lua" (11h), "Animais do Bosque dos Vinténs" ('17h) e "As Aventuras de Tintim" (20h).
Fisicamente, Rita lembra a sarcástica Mafalda -que o desenhista Quinto criou em 1963, na Argentina, e que refletia o espírito contestador daqueles tempos.
Psicologicamente, porém, a mascote da Cultura é bem mais ingênua. Tem cinco anos, mora com os pais e fala pouquíssimo.
A emissora a mostrará sempre em situações corriqueiras: acordando, escovando os destes, tomando banho, brincando no parquinho, jogando com o irmão mais velho.
Somente em dois dos seis desenhos a personagem estará assistindo televisão. "Partimos do princípio de que Rita tem um cotidiano saudável. Não podemos retratá-la como uma videomaníaca", diz Beth Carmona, diretora de programação da Cultura.
Os paulistas Kiko Mistrorigo e Célia Catunda, especialistas em animação por computador, assinam os seis desenhos.
A trilha sonora, totalmente instrumental, é dos músicos Paulo Tatit (grupo Rumo) e Sandra Peres.

Texto Anterior: Históricos do reggae chegam em coletâneas
Próximo Texto: Paulinho da Viola rejeita saudosismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.