São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é desertificação

DANIELA CHIARETTI
DO BANCO DE DADOS

Seca, desertização e desertificação são fenômenos distintos e que se confundem. A diferença entre eles, mais do que um jogo de palavras, poderá ser determinante na definição de quais países receberão recursos internacionais.
Uma convenção internacional sobre desertificação está sendo discutida por mais de 170 países. Ela aborda novas linhas de financiamento para áreas desertificadas. O acordo pode ser fechado em junho.
Desertificação é um processo de degradação da capacidade produtiva das regiões secas pela ação do homem. Uma zona desertificada deixa de ser produtiva. A recuperação é possível, mas o custo pode ser proibitivo.
A definição internacional de desertificação baseia-se no resultado de uma equação que revela o índice de aridez de uma região. Divide-se a evaporação pela precipitação. Se o índice estiver entre 0,05 e 0,65 pode tratar-se de uma região desertificada.
Somente o Nordeste, no Brasil, enquadra-se nesta definição. A região de Alegrete (RS) tem índice de aridez superior a 1. Na prática, ela não será atingida pelo que definir a convenção.
Desertização é o processo de formação de desertos. É um fenômeno natural.
Zonas secas são áreas onde o que se perde de água pela evaporação é maior do que o que se ganha pela chuva. É um fenômeno climático natural. A desertificação só ocorre em regiões de seca. (DC)

Texto Anterior: Desertificação atinge 15 milhões no NE
Próximo Texto: SP faz mapeamento para combater a erosão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.