São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNBB lança cartilha de orientação para eleições

FLÁVIO FARIA
DA FOLHA SUDESTE

A Pastoral Social e o Setor de Leigos da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) vão mostrar na 32.ª Assembléia Geral da entidade, que começa amanhã em Itaici (SP), a cartilha que elaboraram para orientar a população nas eleições gerais deste ano.
O texto servirá de apoio aos bispos que participam do evento. O encontro começa amanhã, a partir das 8h30, e se encerra no próximo dia 22 de abril.
Segundo D. Demétrio Valentino, coordenador da Pastoral Social e um dos signatários do texto, a cartilha não é um documento oficial da assembléia e portanto não fará parte da pauta.
O outro signatário do texto é D. Cândido Padin, coordenador do Setor de Leigos da CNBB. D. Cândido e D. Demétrio assinam o texto, que recebeu colaborações de outras 18 pessoas que integram um grupo autodenominado "Cidadãos Leigos".
"O texto já está fechado e será utilizado pelos bispos como subsídio nas reuniões", afirmou d. Demétrio, que prefere não chamar o texto de cartilha.
"Este termo dispensa a reflexão e nosso objetivo é justamente o de convocar a população para a reflexão", disse.
Segundo D. Demétrio, o texto não será divulgado por via episcopal. "A intenção é posicionar a Igreja através de uma voz leiga", afirma.
A Assembléia Geral da CNBB terá como tema central "A Igreja e sua Missão Evangelizadora".
As discussões sobre política e a atual situação do país estão programadas para encontros paralelos.
O encontro deve reunir cerca de 270 bispos de todo o país. Eles vão participar de reuniões fechadas durante os dois primeiros dias do evento.
Outras dez organizações ligadas à Igreja católica, como o Conselho Indigenista Missionário e Comissão Pastoral da Terra, também devem participar do encontro.

Texto Anterior: PMDB gaúcho pode se abster nas prévias
Próximo Texto: PT exclui aborto de programa de governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.