São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prazos retomados; Pela média; Por antecipação; Modelo real; Conta precisa; Na medida; Em liquidação; Outra estratégia; Teto inadequado; Em que deu

Prazos retomados
Salvador Arena, da Termomecânica São Paulo S/A, está propondo aos clientes fórmula para retornar o financiamento de suas vendas com prazo de pagamento até 90 dias, separando a inflação do custo real de financiamento.

Pela média
Arena propõe como custo de financiamento o rendimento do CDB, menos a inflação, dividido por dois e somado a um "del credere" (risco) de cerca de 0,5%.
"É conveniente e nada impede que o cliente escolha o prazo de pagamento após a entrega", diz.

Por antecipação
"O melhor é faturar tudo a 90 dias em URV e creditar o cliente pela antecipação do pagamento", diz Arena. O imposto sobre o custo real do financiamento mais o "del credere" será lançado pelo prazo máximo.
Nas antecipações serão concedidos descontos, mas a diferença do ICMS não é perdida, explica.

Modelo real
O bônus eleitoral é um dos primeiros documentos a reproduzir a abreviatura da nova moeda: R$.

Conta precisa
A Bolsa de Nova York estuda a adoção de uma escala de valores que tornem mais precisas a cotações. O dólar passaria a ter 64 frações, em vez das oito atuais.
A fração mínima, 1/64, por exemplo, seria igual a 1,5625 centavo de dólar.

Na medida
O sistema de 64 frações foi adotado semana passada pela Nasdaq, uma das maiores Bolsas dos EUA. Segundo cálculo bem-humorado do "Wall Street Journal", a inovação desagradou 32/64 dos corretores, que precisam de uma tabela de conversão de fração para dólar.

Em liquidação
O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da Dandauto Administradora de Consórcios, de Cianorte (PR).

Outra estratégia
A Apeop, associação paulista de empreiteiros, espera a publicação, esta semana, do decreto que regula a conversão de contratos públicos. E parte em seguida para o ataque, tentando influenciar no projeto de conversão.

Teto inadequado
A Apeop quer abril, e não fevereiro, como data-base para a conversão, para poder incluir os aumentos de preços de matérias-primas em março.
A associação diz que os custos da construção civil sobem mais do que a URV e, por isso, não quer que sirva de teto para reajustes.

Em que deu
O Banespa escuda-se no sigilo bancário para não informar como ficou o pagamento de US$ 104 milhões das importações irregulares de Israel, sem aprovação do BC.

Texto Anterior: Portaria dá base legal a reclamações do consumidor
Próximo Texto: Novos tempos; Além-mar; Hora da verdade; Tamanho do rombo; Investindo na moda; Atividade americana; Velha discussão; Feijão e arroz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.