São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 1994
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Retrospectiva de Leontina começa hoje

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Título: Maria Leontina
Onde: Museu de Arte Moderna (Parque Ibirapuera, tel. 011/549-9688, zona sul de São Paulo)
Quando: abertura hoje, às 19h; até 22 de maio
Visitação: de terça a sexta, das 13h às 19h; sábado e domingo, das 11h às 18h
Quanto: CR$ 1.000,00 (doação sugerida)

A retrospectiva com 180 obras de Maria Leontina (1917-1984) que o Museu de Arte Moderna abre hoje tem a intenção de recuperar o prestígio da artista, em geral considerada do segundo ou terceiro time nacional.
Para a curadora da exposição, Vera d'Horta, a subestimação da arte de Leontina se deve a características pessoais da artista, de quem a curadora foi amiga: "Ela era muito delicada, introvertida, como sua obra. Nunca foi de fazer publicidade do próprio trabalho".
A retrospectiva mostra todas as fases de Leontina, que experimentou diversos estilos, mas há uma coerência da primeira à última tela. Existe a mesma serenidade desde o figurativismo da década de 40 até os últimos anos.
Leontina é mais conhecida por suas obras ditas abstratas, isto é, que não trazem figuras nem nenhuma referência ao real. Mas seu trabalho nunca foi totalmente abstrato, nem quando lidou com formas geométricas nos anos 50.
Uma imagem que ela utilizou foi o estandarte japonês. A partir dela, Leontina nos anos 60 se fixou na forma de quadriláteros com arestas curvas, parecidos com lençóis. Eles parecem se movimentar suavemente na tela, o que afasta sua obra da rigidez abstrata. Mais para o fim da vida, até ganham volume, em formas que lembram dobraduras.
Mas essa presença do movimento não basta para conferir grandeza à obra de Leontina. O uso das cores nessa sua fase inovadora, ironicamente, é inferior ao das fases anteriores.
O problema talvez esteja na composição simplória, que em geral traz um "lençol" ocupando o centro de um fundo de outra cor –e só. Basta comparar sua inventividade com a de Arthur Luiz Piza, de quem houve exposição no MAM em 1993. A dele é muito menos tímida.

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