São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça quebra sigilo de 5 juízes

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

A Justiça do Rio determinou a quebra do sigilo bancário de cinco juízes –um deles aposentado– citados em documentos apreendidos em escritório do bicheiro Castor de Andrade.
O sigilo bancário de Castor também foi quebrado pelo relator da sindicância que apura o eventual pagamento de propinas aos juízes, desembargador Gama Malcher.
Malcher também determinou à Receita Federal o envio das dez últimas declarações de renda dos cinco juízes e de Castor.
O nome do quinto juiz só foi revelado ontem: trata-se de Neri Fernandes. Seu nome aparece em uma página onde costa o "Balanço de dólares no exercício de 93".
A página relaciona várias despesas. Uma delas envolve dois juízes: "Dr. Neri: pago ao dr. Franklin indeferimento ao pedido de prisão preventiva 25.000,00".
A sindicância está considerando que o "dr. Franklin" é o juiz titular da 21ª Vara Criminal, Frankklin Belfort Neto.
O nome do juiz César Leite, titular do 3º Tribunal do Júri, aparece na página denominada "junho 92 despesa extra". Ao lado do nome "dr. Cesar Leite" aparece a quantia de 6.000.000,00.
Na página referente a "março 93 despesa fixa" existe a anotação "doação orfanato dr. Liborni". Liborni Bernardino Siqueira é juiz da 2ª Vara de Menores do Rio.
O quinto juiz, Renato Simoni, é citado em uma página que se assemelha a uma agenda telefônica, onde estão citadas outras pessoas cujos nomes se iniciam com a letra R. Ao lado destes nomes, há a indicação e seus endereços e/ou telefones. No caso de Simoni aparecem dois números de telefones.
Segundo Malcher, Franklin e Simoni já apresentaram defesas prévias. Encaminharam ao Tribunal de Justiça cópias de declarações de bens e renda e de extratos bancários. Franklin solicitou afastamento temporário das funções.
Malcher disse que os juízes que forem condenados "irão para o olho da rua e terão que procurar outro emprego quando saírem da cadeia." O relator disse que pode pedir o afastamento de um ou mais juízes na próxima segunda-feira.

Texto Anterior: Procurador quer rastrear conta
Próximo Texto: Deputado diz que CPI é desnecessária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.