São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Se ele caiu, o dano ao patrimônio é uma piada'

PRISCILA SÉRVULO
DA AGÊNCIA FOLHA

Segundo o advogado José Carlos Dias, 54, se comprovada a inocência de Daniel Soares e todo o abuso praticado por autoridades, ele terá direito a indenização por danos materiais e formais.
"O desacato não pode ser considerado, se a autoridade não está desempenhando a sua função. Se o médico se recusou a atendê-lo, a omissão é mais grave do que a agressão. E se ele caiu, o dano ao patrimônio é uma piada."
Segundo o advogado Miguel Reale Júnior, 49, "de acordo com a versão do estudante, pode ter havido abuso de autoridade por parte dos policiais. Não vejo nenhum delito da parte dele".
Segundo Reale Jr., não existe desacato quando a pessoa está em estado de embriaguez –decorrente de bebida ou crise hipoglicêmica-, porque a pessoa não tem consciência da relação com autoridade.
Também não pode ser considerado dano ao patrimônio porque para isso o dano deve ser intencional e, segundo a polícia, ele teria caído.
Sobre a agressão, Reale Jr. disse que se for verdadeira a versão de Daniel, ele estaria reagindo contra a injusta qualificação do comportamento dele, que queria ser atendido e o médico estava omitindo socorro.
Campanha
Daniel defende a implantação de uma campanha na televisão sobre diabetes.
Segundo ele, as pessoas têm pouca informação sobre a doença. Daniel afirma que toda pessoa diabética tem que se tornar "um leigo especialista no assunto".
Para isso, ele tem vários livros –citando o Joslin Diabetes Manual, de Leo P. Krall e Richard S. Beaser– como um dos mais modernos no assunto.
Daniel também tem uma fita de vídeo norte-americana com orientações para diabéticos.
Até o colegial, Daniel nunca ficou de recuperação. No vestibular, em 1993, entrou nas quatro faculdades que havia prestad. (PS)

Texto Anterior: Doença pode ser confundida
Próximo Texto: Mãe enterra filho vivo em casa e é presa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.