São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Direita italiana escolhe candidatos para presidir o novo Parlamento

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A aliança direitista liderada por Silvio Berlusconi escolheu ontem seus candidatos à Presidência do novo Parlamento italiano, que toma posse hoje.
A jornalista Irene Pivetti, 31, da separatista Liga Norte, deverá liderar a Câmara dos Deputados e o economista Carlo Sconamiglio, 49, da Força Itália de Berlusconi, o Senado.
A escolha foi anunciada numa entrevista coletiva depois de uma conversa de três horas de negociações entre Berlusconi, o líder separatista Umberto Bossi e o neofascista Gianfranco Fini.
A conversa entre os líderes terminou com um impasse de vários dias entre os três membros da coligação. A escolha para o candidato ao Senado foi a mais difícil.
A eleição de Pivetti e Sconamiglio pelo Parlamento é praticamente certa e constitui o primeiro passo para permitir que Berlusconi seja escolhido primeiro-ministro do 53º governo italiano do pós-guerra.
A escolha de Sconamiglio apresentará um pouco mais de dificuldades já que a aliança direitista não tem a maioria absoluta no Senado.
Na próxima semana, em meio às negociações para formar novo gabinete, Silvio Berlusconi terá que depor no inquérito que investiga irregularidades na construção de um centro comercial de propriedade de seu grupo.
Segundo um jornal norte-americano, a líder neofascista Alessandra Mussolini deverá sugerir a Berlusconi a indicação da atriz Sofia Loren, sua tia, para o Ministério da Cultura. Loren estrelou em filmes como "Um Dia Muito Especial" e "Girassóis da Rússia".

Texto Anterior: 3º Mundo cresce na década
Próximo Texto: Jirinovski diz que foi roubado por deputados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.