São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ucrânia recebe urânio em troca de mísseis

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Ucrânia recebeu o primeiro carregamento de urânio enriquecido da Rússia em troca de armas nucleares. A informação foi dada ontem pelo porta-voz da chancelaria Russa, Grigory Karazin.
Com o fim da URSS, a Ucrânia herdou um grande arsenal nuclear. EUA, Rússia e Ucrânia assinaram, em janeiro um tratado que prevê troca de armas por combustível.
A Ucrânia se comprometeu a transferir para a Rússia 200 ogivas nucleares de mísseis SS-18 e SS-22 num prazo de dez meses.
Em troca, a Rússsia mandará cem toneladas de Urânio enriquecido retirado das ogivas para abastecerb usinas nucleares para geração de energia na Ucrânia.
A ex-república soviética não tem fontes de energia próprias. A Ucrânia chegará a transferir todo seu arsenal nuclear mas o acordo não estabelece data para isso.
O primeiro carregamento chegou de trem à cidade de Zaporojye, no início da semana. Segundo a chancelaria russa, ele será suficiente para um ano de operação da usina de Zaporojye, a maior usina nuclear da Europa.

Texto Anterior: Jirinovski diz que foi roubado por deputados
Próximo Texto: Viúva de Kurt Cobain tomou overdose
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.