São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igreja celebra semana do índio

DA REPORTAGEM LOCAL

A Igreja Católica escolheu a autonomia dos povos indígenas como tema para celebração da semana do índio (17 a 25 de abril).
As atividades em torno do tema foram inicadas ontem com uma missa na Catedral da Sé, em São Paulo.
A missa foi celebrada pelo arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, e por bispos ligados à questão indígena.
"O que mais nos preocupa é o problema das terras indígenas", disse ontem o presidente do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), dom Apparecido José Dias.
Segundo ele, 80% das terras indígenas já demarcadas estão invadidas. Além disso, mais de cem reservas sequer foram demarcadas.
O resultado é o aumento da violência contra os índios, disse. "Em 92 foram assassinados 24 índios. Em 93, o número subiu para 43".
As invasões também aumentam a incidência de doenças. O presidente do Cimi informou que, só no ano passado, 124 índios morreram em razão de doenças, a maioria transmitida pelos invasores.
Na terça-feira, o Cimi promove seminário na PUC-SP sobre os direitos indígenas na Constituição.
No mesmo dia, haverá outro debate sobre as tentativas de mudanças constitucionais que ameçam os índios. Levantamento do Cimi indica que foram apresentadas 230 emendas sobre o tema.

Texto Anterior: Arcebispo admite bicho legalizado
Próximo Texto: 55% são contra monopólio do petróleo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.