São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidos discutem a MP da URV

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A MP (medida provisória) que criou a URV (Unidade Real de Valor) vai continuar sendo discutida nesta semana pelos partidos.
Na última quinta-feira, a MP foi aprovada preliminarmente por uma comissão de deputados e senadores.
A votação definitiva da MP só deve ocorrer na semana que vem por causa do feriado do dia 21 de abril.
As mudanças feitas na MP pelo deputado Neuto de Conto (PMDB-SC) não prejudicam o plano de estabilização econômica, na avaliação do Ministério da Fazenda.
Na prática, a fórmula adotada para repor as perdas salariais provocadas pela URV atingirá poucos trabalhadores.
Em julho, a soma dos salários em URV dos quatro meses anteriores será comparada com a soma, no mesmo período, dos valores determinados pela lei salarial revogada pela MP (em URV).
Caso a lei anterior seja mais benéfica para os trabalhadores, a diferença será reposta até a próxima data-base da categoria.
Os trabalhadores não serão beneficiados porque a lei salarial revogada pela MP expurga, a cada mês, 10 pontos percentuais da inflação.
Como a regra adotada também não leva em conta os salários negociados nas datas-base, a diferença entre as duas políticas salariais será sempre favorável à URV.

Texto Anterior: Tribunal examina acusações contra juízes
Próximo Texto: BC e Tesouro vão acertar suas contas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.