São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC e Tesouro vão acertar suas contas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central e o Tesouro Nacional começam a fazer nesta semana o acerto de suas contabilidades por causa da conclusão do acordo da dívida externa.
É um prosseguimento da chamada "abertura da caixa preta do BC", iniciada em 1993.
Essa separação das contas entre os dois órgãos foi concebida pela equipe econômica com a finalidade de impedir que o BC financie os déficits de caixa do Tesouro.
Os US$ 52 bilhões (valor oficial sujeito a recálculo) renegociados no acordo passam agora a ser dívida do Tesouro –antes o débito era registrado como passivo do BC.
Como consequência prática, os pagamentos da dívida vão fazer parte dos Orçamentos Gerais da União, permitindo melhor avaliação dos resultados das contas públicas.
Além disso, os títulos do Tesouro que o BC mantém em sua carteira como garantia da dívida serão liquidados. Isso diminui os encargos operacionais do Tesouro com a dívida interna.

Texto Anterior: Partidos discutem a MP da URV
Próximo Texto: Munhoz diz que Covas não manterá liderança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.