São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PDT e PMDB discutem possibilidade de aliança

DA REPORTAGEM LOCAL E DA FOLHA NORTE

Lideranças do PMDB e do PDT têm intensificado as negociações em torno de uma possível aliança para a disputa presidencial.
Na semana passada, os deputados Alberto Goldman (PMDB-SP) e Luiz Salomão (PDT–RJ) conversaram sobre o eventual acordo.
No sábado, Goldman relatou a conversa a alguns quercistas no Palácio Bandeirantes. Ele disse que a conversa foi "preliminar".
Goldman defendeu a necessidade de novas negociações. Em sua avaliação, a conversa com o deputado fluminense mostrou que ambos desejam a aproximação.
"Um entendimento com o PMDB seria muito bom", disse ontem Leonel Brizola, pré-candidato do PDT à Presidência.
As declarações do ex-governador do Rio foram dadas em São José do Rio Preto (451 Km a noroeste de São Paulo), um reduto quercista, onde Brizola participou de comício de um churrasco com prefeitos peemedistas da região.
Tanto peditistas como peemedebistas acreditam que a união entre os dois partidos ainda no primeiro turno poderia levá-los ao segundo turno.
Na última pesquisa Datafolha Brizola aparece em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o ex-governador paulista Orestes Quércia (8%). Fernando Henrique tem 21%.
O deputado Liberato Caboclo (PDT-SP), presidente regional do partido, disse que a visita de Brizola a Rio Preto "não é tentativa, mas uma aproximação nítida entre os dois partidos."
Depois de conversar com Brizola durante 40 minutos em seu gabinete, o prefeito de Rio Preto, Manoel Antunes (PMDB), disse que "torce para que os comentários de aproximação dos dois partidos sejam concretizados".
Uma das formas de tentar atrair a base do PMDB foi convidar todos os prefeitos do partido na região para um churrasco. O presidente do PMDB paulita, Roberto Rollemberg, é um dos líderes que estiveram no churrasco.
Ele afirmou que é favorável às discussões em torno de alianças entre os dois partidos.
Brizola faria um comício no final da tarde com show comandado pelo apresentador Gugu Liberato.

Texto Anterior: Governo tentará 'dar virada' na revisão
Próximo Texto: Lula reclama da falta de comida na caravana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.