São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão estadual ameaça Faria Lima

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O patrimônio histórico estadual deve anunciar hoje se inicia ou não o estudo de tombamento da igreja São João, em Pinheiros. A decisão de tombar a igreja inviabilizaria o prolongamento da av. Faria Lima.
A igreja São João fica na rua Coropés (zona oeste) e está no traçado da nova avenida. A igreja já foi desapropriada para a extensão da Faria Lima no trecho de Pinheiros –que liga a Pedroso de Morais ao largo da Batata.
Se o Condephaat (que cuida do patrimônio histórico) iniciar o estudo de tombamento, a igreja São João ficará protegida.
O estudo de tombamento não tem prazo definido para ser concluído. Pode demorar anos. Um imóvel tombado ou em estudo de tombamento não pode ser demolido e nem reformado sem a autorização do patrimôno histórico.
O pedido de tombamento foi protocolado pelos moradores do bairro. Para eles, o imóvel teria importância histórica por ser a primeira igreja anglicana construída pela colônia japonesa no Brasil.
A decisão do Condephaat, esperada para hoje, vem sendo adiada há três semanas.
Segundo o órgão, o pedido de tombamento está com uma historiadora especializada em movimentos sociais.
Com o parecer favorável dessa historiadora o Condephaat poderá abrir o estudo de tombamento.
Hoje às 14h, vai ser realizada na Câmara Municipal (auditório Pedroso Horta) a segunda audiência pública para discutir o projeto de prolongamento da avenida Faria Lima.

Texto Anterior: Lançamento explica a história da Ciência; Dor no tórax nem sempre é infarto
Próximo Texto: Hospitais param atendimento gratuito hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.