São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospitais param atendimento gratuito hoje

DA REPORTAGEM LOCAL E DA FT

Seis mil hospitais particulares em todo o país param hoje o atendimento público gratuito. Eles só vão receber casos de emergência.
Segundo a Federação Brasileira de Hospitais, a decisão é um protesto contra o atraso no pagamento dos serviços pelo governo federal através do Sistema Único de Saúde (SUS).
A rede que interrompe os serviços é responsável por 75% de todo o atendimento médico no Brasil.
A Federação comunicou o fechamento dos hospitais no sábado à Justiça Federal, através de um protesto judicial –instrumento previsto no Código Civil.
Com isso, a entidade se previne de ser considerada culpada em danos causados à população. Toda responsabilidade pode ser imputada ao governo federal.
Rede municipal
Os hospitais municipais da zona leste de São Paulo enfrentaram ontem problemas de falta de médicos de plantão. É o terceiro fim-de-semana seguido que isso ocorre.
No Hospital Municipal da Vila Nhocuné, havia apenas dois médicos. Não havia pediatras. As crianças eram enviadas ao pronto-socorro do Hospital do Tatuapé.
No pronto-socorro do Tatuapé, segundo pacientes, havia apenas dois médicos para o atendimento das emergências. A espera para o atendimento era de cerca de uma hora.
Várias mulheres tentaram atendimento na maternidade, mas uma placa avisava que o local estava lotado.
No PS João 23, do Hospital Dr. Inácio Proença de Gouveia, placas avisavam o paciente de que não havia clínico geral nem pediatra.
Um funcionário, que não se identificou, disse que o chefe de plantão pediu demissão. Segundo um motorista, que também não quis revelar seu nome, as três ambulâncias do hospital não saem nem para transferências.
O secretário municipal de Saúde, Silvano Raia, e os diretores dos hospitias não foram encontrados ontem.
Há duas semanas, Raia afirmou que tomaria providências para sanar o problema de falta de médicos nos prontos-socorros da zona leste.

Texto Anterior: Órgão estadual ameaça Faria Lima
Próximo Texto: Hospital promove chá para arrecadar dinheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.