São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprender a jogar

LEDA BALBINO F. SILVA

O dia estava bonito para uma partida, com certeza o espetáculo iria ser grandioso, apesar de uma das partes ter de perder! De onde estava podia ouvir todos os gritos e hinos, e perto de mim os corações dos jogadores batiam forte e rápido... a ansiosidade pairava pelo ar!
O juiz apitou. Saí sendo chutada com carinho, de ambos os lados. Era bom me aninhar nos pés de jogadores que sabiam lidar comigo, pois haviam aprendido como. E além de tudo, eles amavam aquilo: o cheiro da grama, o verde as linhas brancas, as vozes cantando em emoção.
Os pés me levavam e me traziam, até que por fim fui conduzida ao fundo das redes brancas do gol. De um lado, decepção. De outro, alegria incontrolável, abraços, união...
Como o mundo havia sido criada para sorrir, só precisava ser bem cuidada, bem manejada. E isso acontece com as pessoas: se as conduzirmos para o caminho certo, se as ajudarmos a criar consciência para fazer escolhas, elas iriam, com certeza, jogar limpo. Com a vida, com o esporte, com o amor, com as perdas e ganhos.
Se conseguirmos educar as pessoas, mostrando que é muitovantajoso ser leal e honesto, teríamos sempre, na vida, momentos bonitos de se ver. E eu, a bola, o mundo, seria sempre conduzido para o lugar certo!

Texto Anterior: Jogue limpo no esporte e na vida
Próximo Texto: Sal tem a propriedade de derreter os cristais de gelo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.