São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Sal tem a propriedade de derreter os cristais de gelo

KATHY WOLLARD

Sal tem a pripriedade de derreter os cristais de gelo
Jogue um punhado de sal grosso numa calçada coberta de gelo (comum em países muito frios no inverno, por causa da neve). O gelo derrete imediatamente.
Sabemos no entanto que o sal não é quente. Na verdade, sal gelado causaria o mesmo efeito. Como o gelo derrete? A resposta está na química.
Em estado líquido, as moléculas de água ficam em constante movimento. Mas quando a temperatura cai, elas param, congelando em cristais.
Enquanto algumas moléculas se reúnem em cristais de gelo, outras se libertam do grupo congelado e deslizam de volta para o líquido.
Um pedaço de gelo sempre tem moléculas passando de um estado para o outro. É como se o gelo derretesse e recongelasse de novo o tempo inteiro.
Se você pudesse ver cada molécula de água, veria dois átomos de hidrogênio ligados a um de oxigênio, formando um triângulo (daí o símbolo químico da água ser H2O).
Por causa da posição dos átomos, cada molécula de água gera um campo elétrico.
Sal é uma outra história. Quando sal grosso é jogado no gelo, ocorre uma reação imediata.
Cada molécula de sal é formada por átomos de sódio e cloro interligados. Quando sal grosso é jogado no gelo ocorre uma reação imediata.
Ao entrar no campo elétrico das moléculas de águas, as de sal são rasgadas, separando o cloro do sódio.
Uma molécula de sal normal não tem carga elétrica, mas quando se separa uma os átomos libertados ficam eletricamente carregados (átomos carregados são chamados de íons).
Moléculas de água são eletricamente atraídas por íons. Por isso grupos de moléculas de água que ainda estão em estado líquido começam a se aglomerar em torno dos íons de sódio e cloro.
Enquanto isso, as outras moléculas de água se libertam do gelo e também ficam em volta dos átomos de cloro e sódio. O processo de congelamento entrou em curto-circuito. Logo só resta água.

Copyright Los Angeles Times Syndicate.

Texto Anterior: Aprender a jogar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.