São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMO IDENTIFICAR UM SUICIDA EM POTENCIAL; O QUE FAZER SE UM PARENTE OU AMIGO QUISER SE MATAR; POR QUE AS PESSOAS SE MATAM; SE VOCÊ SENTIR VONTADE DE SE MATAR; ONDE PROCURAR AJUDA

Erramos: 19/04/94

O telefone da Clínica de Psicoterapia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), saiu errada em alguns exemplares, o telefone correto é (011) 62-5169
COMO IDENTIFICAR UM SUICIDA EM POTENCIAL
Pergunte se a pessoa pensa em se matar.
Fale claramente sobre o tema. Discuta causas e consequências.
Observe se a pessoa tem sintomas de depressão –tristeza constante, ansiedade, insônia, perda do apetite, pessimismo e dificuldade de se concentrar, falta de perspectiva.
Fique atento a fatos importantes da vida da pessoa. Grandes perdas ou mudanças podem "precipitar" uma tendência ao suícidio (morte de alguém querido, desemprego, brigas com a família ou com namorado/namorada, dificuldade de aceitação social).
Verifique se a pessoa já tentou se matar antes. Estas pessoas têm maior tendência a repetir a tentativa.
Fique atento para anúncios espontâneos de suicídio. Pessoas que vivem dizendo que querem se matar podem estar apenas querendo chamara a atenção, mas também podem estar falando sério.
Caso você identifique qualquer destes indícios em uma pessoa, não quer dizer que a pessoa vá tentar se matar, mas convém ficar alerta.

O QUE FAZER SE UM PARENTE OU AMIGO QUISER SE MATAR
Ofereça ajuda médica ou psiquiátrica. Se necessário, leve a pessoa mesmo a contragosto.
Mantenha a pessoa longe de armas de fogo, objetos cortantes, remédios como calmantes e lugares altos.
Converse sobre a situação pela qual a pessoa passa. Lembre-a de que a depressão tem cura e é passageira (com tratamento, pode passar em duas ou três semanas). Para a pessoa deprimida, entretanto, a sensação é de que jamais haverá cura.
Não deixe a pessoa sozinha, em nenhuma hipótese, nem mesmo durante a noite. Além de ter seus atos vigiados, a pessoa vai se sentir mais querida e estimulada pelo contato com a família e amigos.
Trate o tema com clareza e sem preconceitos.

POR QUE AS PESSOAS SE MATAM
Doenças psiquícas.
Uso de drogas que alterem o nível de consciência da pessoa.
Conflitos, perdas ou mudanças grandes na vida da pessoa.
Dúvidas com relação à sexualidade.

SE VOCÊ SENTIR VONTADE DE SE MATAR:
Procure ajuda de profissionais como psicanalistas e psiquiatras. Em casos de emergência (desespero ou compulsão ao suicídio) procure auxílio telefônico ou vá a um pronto-socorro procurar o psicólogo ou psiquiatra de plantão.

ONDE PROCURAR AJUDA:
CVV (Centro de Valorização da Vida) Tel:(011) 35-4111 e 883-4111.
Sedes Sapientae: oferece terapia a preços de acordo com a renda do paciente.
Rua Ministro de Godói, 1484, Perdizes. Tel:(011) 263-80-74.
Clínica de Psicoterapia da PUC: também oferece terapia de acordo com a renda do paciente. Rua Bartira, 221, Perdizes. Tel:(011)65-51-69.

Texto Anterior: Escola de Kurt aconselha alunos
Próximo Texto: Para que existe sexo, pensam especialistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.