São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ralph Ellison morre em Nova York aos 80

Autor de 'O Homem Invisível' tinha câncer no pâncreas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O escritor americano Ralph Ellison morreu ontem em Nova York aos 80 anos. O autor de "O Homem Invisível" sofria de câncer no pâncreas.
Quando foi publicado em 1952, o único romance de Ellison provocou surpresa e polêmica por mostrar o sofrimento de um jovem negro nos EUA.
Ellison publicou também em vida dois livros de ensaios, "Shadow and Law" (1964) e "Going with the Territory" (1986). Todos seus livros foram publicados pela editora Random House.
Apóstolo da harmonia racial como condição para a existência de uma democracia americana, Ellison recebeu, por "O Homem Invisível", o National Book Award, mais importante prêmio literário de seu país.
"O Homem Invisível" foi publicado em 1990 no Brasil pela editora Marco Zero.
Biografia
Ralph Waldo Ellison nasceu em Oklahoma City (sudoeste dos EUA) em 1º de março de 1914. Seu pai morreu quando o escritor tinha três anos.
Ellison estudou no Tuskegee Institute, no Alabama, uma universidade para negros. Chegou a ser trompetista, mas quando se mudou para Nova York, em 1936, descobriu a literatura.
Era leitor de T.S. Eliot, autor de "A Terra Estéril", e Ernest Hemingway, de "O Sol Também se Levanta".
Serviu na Marinha Mercante durante a Segunda Guerra, quando começou a escrever "O Homem Invisível".
Por toda a vida, trabalhou em organizações de direitos dos negros. Lecionou em diversas universidades, como as de Yale, Chicago, Columbia e Nova York.
Morava no Harlem, bairro pobre de Nova York, e escrevia seu segundo romance quando morreu. O manuscrito do livro foi queimado num incêndio em sua casa nos anos 70.
Um artigo publicado no mês passado pela revista "The New Yorker" dizia que o livro estava quase todo refeito e seria lançado ainda este ano.

Texto Anterior: 'Atos' relata cada passo da carreira
Próximo Texto: Livro enfeixa vários temas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.