São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo fortalece chanceler Hata como favorito a premiê do Japão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os líderes dos sete partidos que compõem a coalizão governista do Japão disseram ontem que já concluíram um acordo político para que o chanceler Tsutomu Hata seja o novo primeiro-ministro.
Outra candidatura, porém, consolidou-se ontem. O ex-chanceler Michio Watanabe anunciou seu desligamento do Partido Liberal Democrático (PLD, na oposição) para tentar chegar ao poder.
"Eu não posso me tornar primeiro-ministro apenas com o apoio do PLD", disse Watanabe, que também já foi ministro das Finanças. O PLD esteve no poder de 1955 a agosto do ano passado, quando a coalizão assumiu.
Hosokawa anunciou sua renúncia no dia 8, após um mês de boicotes da oposição às sessões do Parlamento por seu envolvimento num escândalo financeiro.
Watanabe disse que faria consultas junto aos partidos da coalizão governista sobre a viabilidade de sua candidatura.
Um acordo no interior da coalizão sobre as questões mais polêmicas tornaria mais difícil a posição de Watanabe e favoreceria a candidatura de Hata.
Essas questões incluem o orçamento, a reforma fiscal e a atitude do governo japonês frente a eventuais sanções da ONU contra a Coréia do Norte, suspeita de conduzir um programa nuclear militar.
"Há um acordo tomando forma e será natural nomear o sr. Hata", disse Yuichi Ichikawa, um dos líderes da coalizão.
Segundo ele, o fato de Watanabe apoiar as posições do PLD quanto a reforma fiscal e orçamento tornaria difícil sua aceitação.
O acordo será formalizado hoje.

Texto Anterior: Otan adia bombardeio contra cerco a Gorazde
Próximo Texto: Aliado de Berlusconi prevê rápida sucessão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.