São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA descobrem tomate que nunca fica mole

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

A FDA, órgão responsável nos EUA pelo controle de alimentos, deu um importante passo na semana passada para aprovar uma descoberta genética que pode transformar o consumo e o armazenamento de tomates nos EUA.
Os tomates Flavr Savr, geneticamente alterados em laboratório pela empresa Calgene Inc., da Califórnia, têm a vantagem de não ficarem moles nunca.
A empresa, com forte atuação em vários setores agrícolas, conseguiu alterar geneticamente os tomates e eliminar da sua formação uma enzima que causa o amolecimento da fruta.
Na semana passada, os técnicos da FDA chegaram à conclusão que as mudanças genéticas não fazem mal à saúde.
A decisão coloca os tomates Flavr Savr a um passo de serem considerados, para fins de armazenamento, como cereais iguais ao arroz ou feijão.
Segundo a empresa que desenvolveu o novo tomate, eles não são imunes ao tempo, e podem ficar velhos, assim como acontece com os grãos. Mas a descoberta retira o incômodo do amolecimento do fruto.
"Agora esperamos uma aprovação final para começarmos a comercializar os tomates", diz Tom Churchwell, presidente da Calgene Fresh, a divisão de vendas de tomates da empresa.
O amolecimento natural dos tomates é causado por uma enzima que a fruta contém e que foi eliminada usando-se uma substância extraída de uma bactéria conhecida como E. coli – por sinal, bastante comum. Essa substância impediu a ação da enzima na formação dos tomates.
A principal dúvida da FDA, que pode dar o sinal verde para o consumo em breve, estava relacionada às consequências que as substâncias extraídas das bactérias teriam sobre o corpo humano. A conclusão é que elas são inócuas.

Texto Anterior: Técnicos reduzem ciclo de feijão do NE
Próximo Texto: Vermes e fungos ameçam a monocultura da soja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.