São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnicos reduzem ciclo de feijão do NE

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

Pesquisadores da Emepa (Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba) reduziram de cem para 74 dias o ciclo (período que vai do plantio à colheita) do feijão macassar.
O produto é cultivado no semi-árido nordestino e a redução foi obtida através do melhoramento genético do feijão.
A produtividade também foi aumentada. Sem adubação, o rendimento médio por hectare chega a 1 t. Adubado, atinge 1,5 t por ha.
A Emepa produziu 150 toneladas da nova variedade para formar um estoque de sementes. O plantio começou no mês passado para aproveitar as chuvas na região.
Segundo o diretor da Emepa, Aldomário Rodrigues, a redução do ciclo visa aproveitar o curto inverno no semi-árido: o feijão é plantado no início do inverno e colhido antes do término das chuvas.
Os pesquisadores também trabalham para melhorar geneticamente o milho da região. Estudam duas variedades de milho precoce, cujos grãos se formam antes do término das chuvas, o que garante o sucesso da cultura.

Texto Anterior: Bactéria reduz produtividade
Próximo Texto: EUA descobrem tomate que nunca fica mole
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.