São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Cursinhos mudam para Fuvest 95

ALESSANDRA BLANCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os cursinhos preparatórios para o vestibular já começaram a se adaptar às mudanças impostas pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) para as provas de 1995 (leia texto abaixo).
As classes foram divididas por áreas (exatas, biológicas e humanas) e até carreiras. Neste caso, o aluno fica responsável por montar seu cronograma de acordo com o que será exigido pela opção do curso que escolheu.
A carga horária também passou a incluir aulas específicas para cada carreira ou aulas extras de inglês -agora exigido na 1ª fase - e língua portuguesa, única disciplina exigida para todas as áreas.
Os livros de leitura obrigatória vão receber atenção especial com discussões e explicações em aulas complementares.
As maiores mudanças devem ocorrer após a primeira fase de provas da Fuvest. A partir de dezembro, os alunos receberão formação específica de acordo com a carreira que escolheram.
Apesar do tempo de preparação para a 2ª fase do vestibular ser bastante curto, cerca de uma semana, os diretores dos cursinhos não acreditam que isso deva comprometer o desempenho dos alunos.
Segundo o coordenador do curso MED, Vicente de Oliveira, o candidato precisa saber todas as matérias porque "nunca a 1ª fase foi tão importante".
O coordenador do Objetivo, Juca Vieira, diz que a 1ª fase será mais decisiva porque conta pontos para a 2ª fase e "só vai entrar o aluno bom em todas as áreas".
Vieira acredita também que a carreira que o aluno escolheu deva ser valorizada, aumentando a carga horária das disciplinas a ela relacionadas. Alunos de exatas vão ter mais aulas de física e matemática, por exemplo.
Para o coordenador do Anglo Vestibulares, Nicolau Marmo, 62, o vestibular agora é o "mais justo possível" porque vai selecionar o aluno com formação global (1ª fase) e específica (2ª fase).
"É um absurdo o concorrente de história fazer, na 2ª fase, a mesma prova de física que o concorrente de engenharia. Agora vamos ensinar biologia para quem quer aprender biologia", disse.

Próximo Texto: Governo prepara regra para conversão de mensalidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.