São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção industrial cai 2,8% em fevereiro

DE REPORTAGEM LOCAL

Depois de quatro meses de crescimento, a indústria nacional produziu menos em fevereiro. A queda foi de 2,8% em relação a janeiro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O dado inclui a diferença que existe na produção e nas vendas conforme a época do ano e o produto –a variação sazonal.
Na nota de divulgação das informações, o IBGE afirma que a queda na produção "pode estar refletindo um quadro de acomodação do patamar produtivo".
Ou seja: o setor está se adaptando a um volume de produção mais realista, conforme as necessidades do mercado interno.
Uma das justificativas é que em janeiro houve grande reposição de estoques, para recompor os quadros após as vendas de fim de ano.
O IBGE também considera a possibilidade de a queda decorrer de uma ação preventiva: em fevereiro, o país estava na expectativa do anúncio do Plano FHC.
Dois segmentos ficaram estáveis no mês. Só o setor de bens de capital (máquinas e equipamentos) manteve a trajetória ascendente. Aumentou a produção em 0,8% e acumula 13,4% de expansão desde setembro.
Em comparação com o primeiro bimestre do ano passado, a produção industrial acumula 8% de aumento até fevereiro. Em 12 meses o crescimento é de 10,1%.
No bimestre, o crescimento foi intenso para a indústria de bens de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos, por exemplo), com 40,5% de expansão sobre o mesmo período de 1993.
Pelo mesmo critério, houve aumento de 23,9% na produção de máquinas. O setor de não-duráveis (alimentos e remédios) caiu 4,1%.

Texto Anterior: Desemprego aumenta na Grande SP
Próximo Texto: Abilio Diniz vai à TV para atacar indústria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.