São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruralistas ameaçam rejeitar MP

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco deu prazo de uma semana para que a área econômica feche acordo com os produtores rurais sobre a dívida agrícola. Ele negou que esteja cedendo à pressão da bancada ruralista do Congresso.
A bancada ruralista ameaça votar contra a aprovação da MP (medida provisória) que cria a URV caso o governo não garanta a devolução de US$ 2,8 bilhões que alega terem sido cobrados indevidamente dos agricultores.
Em reunião ontem à tarde com os ministros Rubens Ricupero (Fazenda) e Sinval Guazzelli (Agricultura), Itamar disse que "esse assunto não pode ser protelado além da próxima semana", segundo Guazzelli.
Segundo Itamar, "não se trata de pressão de A, B ou C". Em entrevista coletiva, disse que quer apenas "verificar se o governo tem algum débito e, se tiver, cumpri-lo".
O ministro da Agricultura é favorável a descontar os juros e correção monetária cobrados a mais em financiamentos para renegociar dívida dos produtores com o Banco do Brasil.
"Votaremos contra. Temos 206 votos no Congresso e podemos virar a mesa", disse Nelson Marchezzelli (PTB-SP), comentando a hipótese de não se chegar a algum acordo antes da votação da MP.

Texto Anterior: Orçamento prevê aumento de verbas
Próximo Texto: Governo ultrapassa limite de gastos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.