São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo delegado cai em menos de 24 horas

JOÃO BATISTA DE ABREU; DANIEL CASTRO
DA SUCURSAL DO RIO

DANIEL CASTRO
Menos de 24 horas depois de ser indicado para a chefia da Delegacia Judiciária, o tenente-coronel Francisco de Paula Araújo foi afastado ontem de manhã pelo comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Nazareth Cerqueira.
Para seu lugar foi nomeado o tenente-coronel Laércio Pacheco, comandante do 4º Batalhão da PM, em São Cristóvão (zona norte do Rio).
Araújo foi anunciado como substituto do tenente-coronel Walmir Brum, exonerado anteontem sob a acusação de ter informado à imprensa sobre a existência do nome de autoridades na lista de pessoas que receberam dinheiro de banqueiros do jogo do bicho.
Amigo pessoal do tenente-coronel Valmir Brum, de quem foi colega de turma e adjunto quando Brum comandava a 2ª Seção do Estado-maior da PM, Araújo disse que não acredita que os laços de amizade tenham causado seu afastamento.
"Acho que o coronel Cerqueira refletiu melhor sobre sua decisão e resolveu me poupar. Acredito que uma nova missão me aguarda. Só não sei qual", comentou Araújo.
O chefe do serviço reservado da (P-2) da PM, tenente-coronel Marcos Paes, disse ontem que se afasta dia 30 de abril do cargo para fazer curso de preparação para coronel.
Paes afirmou que o afastamento estava previsto desde novembro do ano passado.
Paes e Brum tiveram participação decisiva nas investigações sobre o envolvimento de policiais com a cúpula do jogo do bicho.
Ontem no quartel-general da Polícia Militar, a informação oficial sobre a mudança de comando era de que se tratava de "ato de rotina administrativa".
O coronel Nazareth Cerqueira passou a tarde em seu gabinete e não quis dar declarações.
Oficiais que pediram para não ser identificados qualificaram de constrangedora a substituição do tenente-coronel Araújo em menos de 24 horas.

Texto Anterior: Policiais liberaram funcionários de Castor
Próximo Texto: Oficial não foi informado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.