São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Décima marcha; Cabo eleitoral; Contribuição latina; Hegemonia turca; Fora do mapa; Ônus da espera; Ilusão à toa

Décima marcha
A Caloi realizou lucro equivalente a US$ 6,8 milhões com retorno de 12,80% sobre o patrimônio líquido em 1993.
As vendas tiveram crescimento físico de 73% sobre o ano anterior.

Cabo eleitoral
A Caloi informa que manteve uma rotatividade média de 1% e produtividade elevada no exercício, destacando no balanço "o bom relacionamento com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, ligado à Força Sindical"

Contribuição latina
A Otis Elevator Company obteve lucro recorde de US$ 377 milhões em 93. A divisão da América Latina registrou pequena expansão devido à introdução de elevadores de custo reduzido e a melhoras na eficiência nas fábricas do Brasil e do México.

Hegemonia turca
Na disputa dos mercados emergentes pela poupança internacional, a Turquia deu de cinco a zero no resto do mundo. Na semana passada, as cinco ações mais valorizadas foram de empresas turcas, segundo o "Financial Times".

Fora do mapa
Das dez ações que mais valorizaram, oito são da Turquia e duas da Indonésia. Ações brasileiras, que dominavam a lista no mês passado, não foram citadas.

Ônus da espera
Affonso Celso Pastore, da USP, diz que a demora na implantação do real é inflacionária. E deve causar disputas salariais.

Pressão contida
Para o consultor Luís Paulo Rosemberg, mesmo que haja aumento no consumo com o real, a capacidade ociosa suavizaria a pressão inflacionária.
Prevê que a inflação no primeiro mês de real será de 5%.

Ilusão à toa
Waldomiro Carvas Jr., do Crefisul, estima que os juros no primeiro mês da nova moeda ficarão entre 3% e 4% reais ao mês.
Mesmo considerando alto esse nível, ele teme que haja estímulo ao consumo devido à ilusão monetária provocada pela queda nominal dos juros.

Texto Anterior: Primeiros cálculos; Melhor desempenho; Voando alto; Pé no chão; Aposta firme; Questão social; Efeito indesejado; Outra interpretação; Quem é quem
Próximo Texto: O caminho (esquecido) do combate à pobreza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.