São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Evento lembra viagem de Martius ao Brasil

DA REDAÇÃO

Evento: Bicentenário de Von Martius
Onde: Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha (r. Cardoso de Almeida, 881, tel. 011/262-8288, Perdizes)
Quando: de hoje a 30 de abril, de segunda a domingo, das 9h às 20h
Entrada: franca

O Instituto Staden, que promove o intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha, comemora, de hoje a 30 de abril, o bicentenário do biólogo, etnólogo, escritor e poeta alemão Karl F. Philip Von Martius (1794-1868).
A comemoração prevê uma exposição e palestras sobre o explorador, que estudou a vegetação e a vida dos povos brasileiros durante uma expedição de três anos, entre 1817 e 1820.
Os estudos de Von Martius são alguns dos poucos registros do Brasil dessa época.
O evento conta com uma exposição dividida pelas atividades realizadas por Martius.
"Martius - a História de uma Vida" apresenta uma tela a óleo do rosto do biólogo, o original de seu diário e documentos de sua passagem pelo Brasil, além de correspondências com o escritor alemão Johann Wolfgang Goethe.
"Martius - o Botânico" mostra fotos e três dos 40 volumes da "Flora Brasiliensis", que contou com a colaboração de 65 autores. Os volumes têm 20.733 páginas e descrições de 22.767 plantas.
As pesquisas etnológicas feitas pelo explorador alemão estão em "Martius - o Etnólogo", com textos sobre a língua, música, doenças, costumes e direitos do índio. O pesquisador analisou também negros, mulatos e mamelucos.
"A Viagem de Martius e Spix" está centrada na expedição que o biólogo realizou pelo Centro, Leste e Nordeste do Brasil, além da Amazônia, percorrenda 1400 milhas. Spix foi o principal companheiro de Martius na viagem.
"Martius - Pai das Palmeiras", última parte da exposição, focaliza os 30 anos de estudo realizados pelo biólogo sobre a planta.
Além da exposição, o Instituto Staden organizou uma série de palestras sobre Martius.
Na próxima segunda, o arquiteto Oscar Bressani fala sobre sua viagem de moto entre São João Del Rei e Januária, reproduzindo trajeto de Martius.
Na terça, Erwin T. Rosenthal fala sobre a poesia de Martius; quarta, Reinhold Ellert faz palestra sobre "Martius, o Etnólogo"; quinta, Berta Lange de Moratti fala sobre botânica.
Na sexta, Roberto Tabacow, do Museu de Biologia Mello Leitão, do Espírito Santo, fala sobre as modificações na vegetação brasileira verificadas 170 anos depois da expedição de Martius. Todas as palestras acontecem às 20h.

Próximo Texto: Maestro Temirkanov arrasta orquestra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.